quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tecnologia na Educação

Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento. A Tecnologia na Educação requer um olhar mais amplo, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com a sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.
O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.
Esta amplitude de possibilidades , quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, ético e humanista - requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional: isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
Por outro lado, não se pode deixar de conhecer e de tratar as questões específicas destas possibilidades e suas inter-relações. Este nível de compreensão é que dá mobilidade para o profissional lidar com o inusitado de forma criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com isso a aplicação de soluções prontas ou práticas padronizadas. Tais soluções e práticas não encontram eco no paradigma atual, no qual se torna evidente a necessidade de integração entre a gestão administrativa e a gestão da sala de aula, dos recursos tecnológicos e das áreas de conhecimento. O pensamento exigido precisa considerar o movimento e a articulação entre o individual e coletivo, parte e todo, processo e produto, teoria e prática, ensino e aprendizagem.


3 comentários:

Vanessa Souza disse...

É Wilson, a tecnologia é primordial para os dias atuais, ela é cosiderada uma ferramenta indispensável para a comunicação e ganha espaço nas salas de aula. A exemplo disso podemos citar o curso que estamos inseridos em que exige a participação de todos os cursistas nos ambientes...

tyna@tapira disse...

Como podemos ver a tecnologia é um meio muito eficaz e rápido para a comunicação, interatividade, pesquisa, que facilita e muito os educadores e educandos, e entre outras inúmeras vantagens que a mesma proporciona aos que navegam por ela. Mas vale ressaltar que no processo de ensino-apredizagem a internet não é a única fonte de pesquisa, temos os nossos velhos e bons livros.

edielson disse...

Wilson, com o passar dos anos, a revolução da tecnologia foi transformando a forma de ensinar. Elas no processo de ensino, quando bem acompanhadas e bem orientadas, proporcionam uma gama de conhecimento, inclusão social, etc.Mas, muitos de nós educadores não possuem conhecimento suficiente ainda, para a sua utilização.

Espero uma resposta para o final da frase.