terça-feira, 3 de novembro de 2009

violência





A violência urbana é o mal que assola as comunidades que vivem em centros urbanos. Abrange toda e qualquer ação que atinge as leis, a ordem pública e as pessoas. Muitas são as causas da violência, como: adolescentes desregrados e ilimitados pelos pais, crise familiar, reprovação escolar, desemprego, tráfico em geral, confronto entre gangs rivais, falta de influência política, machismo, discriminação em geral e tantos outros.

Apesar de todas as causas citadas acima, a mais importante delas é a má distribuição de renda que resulta na privação da educação e melhores condições de moradia. Todo esse círculo vicioso se origina a partir da falta de condições de uma vida digna que faz com que as pessoas percorram caminhos ilegais e criminosos.
A violência urbana engloba uma série de violências como a doméstica, escolar, dentro das empresas, contra os idosos e crianças e tantos outros que existem e que geram esse emaranhado que se tem conhecimento.




6 comentários:

Sule disse...

Muito bem moço!
Vejo que esta buscando socializar suas preferencias, seu contexto de pertencimento1 No entanto, não esqueça de articular nessas postagens sua vivência, seu processo e seu movimento dentro desse curso!

Enquanto educador, torna-se fundamental que vc comece a refletir e socializar com outros educadores o processo de aprendizagem que vc esta vivenciando!

Bjinhos
Sule

Taise Machado disse...

Oi Wilson,
Esta questão de violencia urbana está bem evidente em nossas escolas, o desemprego, a falta de convivencia familiar vem tornando algumas crianças rebeldes, um bom exemplo são as depredações em quadras, e algumas escolas. A falta de politicas publicas, e de maior empenho dos nossos governtes sempre um passando a bola para, na verdade nos cristalizamos as vezes passamos e vemos determinadas situações que já achamos normal. Posso te dar um exemplo hoje existe mais pessoas em nosso municipio preucupadas com o numeros de cachorros nas ruas e seus "cocôs" do que com as crianças e familais que estão a mêrce da fome e marginalidade.
Penso que como educadores temos que preparar nossas crianças e adolescente coscientizando-os sobre a imnportancia de ser um cidadão critici e participativo, e que essas mudanças so ocorreram de fato quando tivermos politicos que realmente queiram mudar. e para que isso aconteça temos que começar a votar de forma consciente.

Sule disse...

Oi Wilson! Voltei aqui para avaliar seu percurso dentro do curso através do blog e o que encontrei??? Uma participação muito fraca nesse espaço!!! Fiquei preocupada diante do que encontrei, procurando entender o porque dessa ausencia no blog, ja que em aula você foi muito interessado!!!

O que foi que aconteceu? Sei que você estava se aproximando desses espaços, que ainda tem muita dificuldade, no entanto, durante todo o ciclo enfatizamos a necessidade de explorar, futucar, ter um esforço próprio...

Dificuldades muitos terão até começar a vivenciar essa cultura digital. Mas para superar as dificuldades precisamos colocar a mão na masssa sem medo de errar!!!

Veja, que para avaliação da atividade ambiente de rede, vocês precisariam trazer para o blog todas as atividade indicadas pelos demais professores, refletindo sobre as mesmas, principalmente, porque acreditavamos que estas atividades vem para contribuir para a formação de cada um e para práxis pedagogica... Assim como, precisava enfatizar aqui seus estudos acerca das temáticas discutidas em ambiente de rede...

Faça uma avaliação comigo, reveja seu blog, reveja sua atuação no moodle e na lista! Tem como indentificar o que foi que a Professor Wilson construiu de conhecimento? Isso esta explicito nesses ambientes???

Querido! Precisa avançar muito, levar para a lista as dificuldades, procurar ajuda e se esforçar mais.. Esse curso é estruturado tendo as tecnologias como fio condutor... Estar fora desses ambientes é ao mesmo tempo estar fora do curso!

Espero novos avanços no proximo ciclo.

bjinhos
Sule

luciana disse...

Olá Wilson, vi o seu video sobre a violência com a velhinha e achei um absurdo. Realmente, a cada dia que passa estamos sugeitos a ataque de bandidos e psicopatas, que contribuem com o aumento da violência no país e o cidadão é encaminhado para análise psicológica e o diagnóstico geralmente é com problemas mentais e ai o cara é solto e apronta novamente.

ADEBALDO MARTINS DA SILVA disse...

a violência são falta de amor ao proximo, e mais educação entre as pessoas,pois não há um política de invetimento voltada pra esta juventude que só que destruir. a nação de forma desleal.

ADEBALDO MARTINS DA SILVA disse...

(correção da palavra investimento)